Existem vários tipos de madeira natural usados em móveis, variando em densidade, cor, padrão de grão e preço.
Quanto mais informado você estiver sobre a madeira utilizada em seus móveis, mais fácil será seu processo de compra. Além disso, conhecer as características da madeira natural também lhe dará uma sensação maior de conexão com seus móveis.
Afinal, a madeira é um material nativo do nosso planeta. Por natureza, é variado, único e tem uma história própria para contar. Decidimos criar este guia rápido para que você tenha todas as informações necessárias sobre móveis de madeira natural em um só lugar.
A primeira coisa a ter em mente quando se pensa em móveis de madeira é que a madeira é um material vivo.
Suas características nunca serão uniformes e a perfeição nunca deve ser esperada. Uma árvore, e portanto a madeira, está constantemente se adaptando ao ambiente em que está crescendo.
Embora você não possa esperar "perfeição" de móveis de madeira, acreditamos que é aí que reside a beleza. Em cada marca, mancha mineral e padrão de cor, há uma história.
As marcas naturais na madeira, chamadas de bolsões de piche, ocorrem quando uma árvore encontra insetos e outros seres vivos durante sua jornada.
Com o passar dos anos, a árvore se adapta ao rastro que eles deixam, criando uma marca. Essas marcas, junto com estrias minerais, proporcionam belo contraste em produtos de madeira natural.
Quando você compra uma peça de mobília de madeira natural, está comprando uma história de décadas; uma história que começa como uma muda e continua até chegar em sua casa.
A escolha de um tipo de madeira dependerá principalmente do seu estilo e da preferência de cor e acabamento.
Para um visual arejado e leve, Maple ou Ash são ótimas opções. A madeira do pé de noz tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos e é uma excelente opção para uma casa moderna ou contemporânea.
A madeira de cerejeira tende a se adequar a uma casa com um estilo mais tradicional. Se você está procurando uma aparência industrial texturizada, pode procurar por madeira de resgate.
Normalmente também existem diversas opções para o acabamento de uma peça de madeira. Um acabamento fosco tende a dar à madeira uma sensação natural e crua, em oposição a um esmalte brilhante que parecerá mais polido e refinado.
É importante não só adquirir um produto de madeira natural de qualidade, mas também mantê-lo em bom estado. Para fazer isso, você deve seguir algumas dicas simples:
Após a compra de móveis em madeira natural, você deve se familiarizar com as regras de uso, fornecidas pelo fabricante.
E lembre-se que moveis de madeira estão sempre em alta. Eles são dotados de muitas vantagens: respeito ao meio ambiente, boa qualidade, confiabilidade, durabilidade e design atraente.
Com os devidos cuidados, esses produtos podem não só encher a casa de aconchego, mas também se tornar uma espécie de herança de família que será passada de geração em geração.